Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Deu 'match' no amor e depois nos rins. O milagroso caso de Lisa e Dan

Conheceram-se por acaso através da internet e um deles acabou por ajudar a salvar o outro.

Deu 'match' no amor e depois nos rins. O milagroso caso de Lisa e Dan
Notícias ao Minuto

14:27 - 08/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Amor

Lisa e Dan Summers conheceram-se ao acaso, numa plataforma de relacionamentos, mas acabaram por descobrir que são mais compatíveis do que poderiam imaginar - para saúde de um deles.

Dan, que tem agora cerca de 30 anos de idade, descobriu uma década antes que tinha problemas no rins, uma condição que iria mais tarde requerer um transplante.

"Soube há cerca de dez anos atrás que iria ter problemas algures no futuro. Pensava-se que iria ser por volta dos 50 ou 60 anos, mas afinal foi no passado", indicou.

De acordo com os médicos, citados pela CNN, a possibilidade de conseguir um dador compatível é de um em cada 100 mil casos. E Lisa, a mãe do seu filho, que conheceu online, era compatível.

O transplante foi feito com sucesso no passado dia 22 de agosto, num hospital da Califórnia, e foi aceite pelo corpo de Dan, que já se encontra em casa, com a família. "É como estar ao lado de um estranho no comboio, ser compatível comigo e ainda me apaixonar. Havia um sexto sentido de que ia funcionar", afirmou Lisa.

Os Summers são agora vozes ativas pela sensibilização para a doação de rins. "Há poucos dadores e muitos doentes que estão em falência renal. E diálise não é nada divertido", indicou Dan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório