Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Novo balanço aponta para 17 manifestantes mortos na sexta-feira em Bagdad

Dezassete manifestantes foram mortos na sexta-feira à noite em Bagdad por homens armados não identificados que atiraram contra contestatários concentrados há várias semanas em praças, anunciaram fontes médicas iraquianas.

Novo balanço aponta para 17 manifestantes mortos na sexta-feira em Bagdad
Notícias ao Minuto

12:11 - 07/12/19 por Lusa

Mundo Iraque

Um balanço anterior apontava para 12 mortos, mas, entretanto, o número de vítimas mortais subiu na sequência da morte de cinco manifestantes que tinham ficado feridos com gravidade, segundo as mesmas fontes.

Segundo as agências internacionais, os atacantes não identificados estavam em carros quando abriram fogo contra os manifestantes concentrados na praça Khilani.

Este ataque aconteceu um dia depois de terem ocorrido vários incidentes com armas brancas na praça Tahrir, outro dos palcos da contestação popular que abala o Iraque desde outubro passado.

Segundo as últimas informações, pelo menos 13 pessoas foram esfaqueadas durante os incidentes registados na praça Tahrir.

Desde o início de outubro passado que dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas iraquianas, indignados com o que consideram ser a corrupção generalizada, a falta de oportunidades de emprego e os fracos serviços básicos, apesar da riqueza em petróleo do país.

As manifestações de protesto têm ocorrido sobretudo nas praças Tahrir e Khilani, em Bagdad, e nas províncias predominantemente xiitas do sul, contando com uma dura repressão das forças de segurança iraquianas.

Os protestos no Iraque já mataram mais de 400 pessoas e o número de feridos supera os 19 mil.

Este é primeiro movimento social espontâneo em décadas no Iraque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório