Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2019
Tempo
MIN 6º MÁX 15º

Edição

Polónia quer acordo com Turquia para desbloquear planos militares da NATO

O Presidente polaco, Andrzej Duda, assegurou hoje que abordou com o seu homólogo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, os planos militares da NATO para os países Bálticos e Polónia, contestados pela Turquia, mas admitiu desbloquear o impasse.

Polónia quer acordo com Turquia para desbloquear planos militares da NATO
Notícias ao Minuto

14:39 - 03/12/19 por Lusa

Mundo NATO

Duda exprimia-se perante os 'media' polacos antes de comparecer na cimeira da NATO que hoje se inicia em Londres, onde também participam Erdogan e o Presidente dos EUA, Donald Trump.

A cimeira, que termina quarta-feira, decorre após a Turquia ter anunciado que não aprovará o plano de defesa da NATO para os Estados bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia) e Polónia enquanto a Aliança não disponibilizar mais apoio a Ancara na sua ofensiva militar contra a milícia curda no norte da Síria.

"Falei com o Presidente turco sobre esta questão e espero que sejamos capazes de encontrar uma solução", disse Duda.

O chefe de Estado polaco também se referiu às declarações do Presidente francês, Emmanuel Macron, que em novembro diagnosticou uma "morte cerebral" à NATO.

"Agora cabe a [Emmanuel] Macron fazer propostas concretas para reformar a NATO", assinalou.

Trump emitiu na segunda-feira um duro ataque aos aliados europeus, em particular dirigido a Macron, ao referir-se aos "desagradáveis" comentários sobre a Aliança.

O Presidente norte-americano acusou ainda a Alemanha de não cumprir os compromissos de financiamento da NATO acordados na cimeira de 2015.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório