Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Protesto Black Friday: Ativistas bloquearam armazém da Amazon em França

Os acessos ao armazém da empresa a sul de Paris foram bloqueados com fardos de palha e antigos micro-ondas e frigoríficos. Protestos contra o impacto ambiental do consumismo podem repetir-se hoje e amanhã.

Protesto Black Friday: Ativistas bloquearam armazém da Amazon em França
Notícias ao Minuto

12:32 - 29/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Black Friday

Dezenas de ativistas franceses bloquearam esta quinta-feira os acessos a um armazém da Amazon em Bretigny-sur-Orge, situado a sul de Paris. A BBC adianta que os ativistas formaram uma corrente humana e bloquearam as estradas com fardos de palha e eletrodomésticos antigos, como micro-ondas e frigoríficos. Mas a polícia conseguiu dispersá-los.

Esta foi uma ação de protesto contra a Black Friday, que decorre esta sexta-feira. Os ativistas protestaram contra o impacto ambiental do consumismo.

Os ativistas acusam a Amazon de estar a acelerar as alterações climáticas através do seu serviço de entrega de encomendas rápido, algo que, dizem, contribui para a emissão de gases com efeito de estufa. A gigante do comércio online distribui cerca de dez mil milhões de encomendas por ano, como dá conta a Reuters.

A Amazon respondeu a estes protestos afirmando que, embora respeite o direito às manifestações, os ativistas estão a espalhar “alegações falsas”.

De forma a reduzir o seu impacto ambiental, a Amazon comprometeu-se no passado mês de setembro a atingir a neutralidade carbónica em 2040, investindo em carrinhas elétricas, entre outras iniciativas.

São esperados mais protestos contra a Black Friday esta sexta-feira e este sábado em França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório