Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Umaro Sissoco Embaló manifesta admiração ao Presidente cessante

Umaro Sissoco Embaló, candidato apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática à segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau, disse hoje que admira e reconhece o Presidente cessante, José Mário Vaz.

Umaro Sissoco Embaló manifesta admiração ao Presidente cessante
Notícias ao Minuto

19:01 - 27/11/19 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

"A minha admiração e reconhecimento. Se for eleito quem irá marcar a data da minha tomada de posse é José Mário Vaz", disse em declarações à Lusa o major-general na reserva.

Umaro Sissoco Embaló foi nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau por José Mário Vaz em novembro de 2016, tendo apresentado a demissão em janeiro de 2018.

"Vou dar-lhe oportunidade de ir nos finais de janeiro despedir-se à cimeira da União Africana e depois à cimeira da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). Eu vou com ele e vou sentar-me atrás dele para dar um sinal forte de reconciliação", afirmou o candidato, salientando que nunca teve problemas com José Mário Vaz.

O Presidente cessante candidatou-se às presidenciais, mas falhou a segunda volta conseguindo apenas 12,4% dos votos dos guineenses.

"O José Mário Vaz é uma pessoa por quem tenho respeito e nós não podemos aceitar um eixo do mal como Domingos Simões Pereira", disse Embaló.

Os candidatos Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau, marcada para 29 de dezembro.

Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi o candidato que obteve maior percentagem de votos, 40,13%, não conseguindo mais de metade para vencer à primeira volta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório