Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Médico salvou vida de doente em voo. Usou palhinha para sugar urina

Médico chinês esteve mais de meia hora a drenar a bexiga do doente com materiais que tinha disponíveis, num voo entre a China e Nova Iorque.

Notícias ao Minuto

22:42 - 21/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vídeo

Um médico chinês salvou a vida de um homem a bordo de um avião recorrendo a uma medida de último recurso: sugou a urina do paciente durante mais de 30 minutos, para drenar a sua bexiga até o avião aterrar e este poder ser atendido pelos serviços de emergência.

O incidente aconteceu num voo de Cantão, na China, para Nova Iorque, na terça-feira, de acordo com o reportado pelo South China Morning Post. Um idoso começou a queixar-se de dor intensa, apresentando inchaço no estômago, e os assistentes de bordo pediram ajuda aos passageiros, perguntando por médicos a bordo.

Havia dois cirurgiões vasculares: Zhang Hong e Xiao Zhanxiang. Hong percebeu que o homem tinha cerca de um litro de urina na bexiga mas não conseguia urinar. Com seis horas de voo pela frente, e uma potencial ruptura da bexiga, era necessário tomar uma atitude.

No vídeo acima, é possível ver os dois médicos chineses a preparar uma cama improvisada, numa cabine isolada do aparelho. Depois construíram um engenho para conseguir drenar a bexiga do doente, usando materiais disponíveis: uma máscara de oxigénio portátil, uma agulha de uma seringa, palhinhas, pacotes de leite e fita adesiva.

O médico conseguiu perfurar a bexiga do paciente, mas a seringa não era grande o suficiente para aliviar a pressão, tomando a decisão de sugar ele próprio o líquido. Durante 37 minutos, Zhang Hong sugou a urina e cuspiu-a para uma garrafa, conforme se pode ver no vídeo. A publicação refere que o médico sugou entre 700 a 800 ml de urina.

O homem foi depois reencaminhado para o hospital, depois do avião aterrar em Nova Iorque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório