Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mais três manifestantes mortos no Iraque, total de hoje sobe para sete

Responsáveis médicos e da segurança iraquianos disseram que mais três manifestantes foram mortos em confrontos no centro da capital do Iraque, Bagdad, fazendo aumentar para sete o balanço do dia de hoje.

Mais três manifestantes mortos no Iraque, total de hoje sobe para sete
Notícias ao Minuto

15:16 - 21/11/19 por Lusa

Mundo Iraque

Segundo os responsáveis, que não quiseram ser identificados, além dos três mortos, 24 outros manifestantes ficaram feridos hoje à tarde em Bagdad em confrontos com as forças de segurança, que utilizaram gás lacrimogéneo, granadas atordoantes e balas reais.

Dois manifestantes morreram por terem sido atingidos por cartuchos de gás lacrimogéneo e um por munições reais, adiantaram.

Os confrontos aconteceram, de acordo com as mesmas fontes, perto da ponte Ahrar, uma das que atravessam o rio Tigre, e não muito longe da qual já tinham sido mortos hoje quatro manifestantes.

O balanço atual de hoje é de sete mortos e 70 feridos, indicou a agência noticiosa norte-americana Associated Press.

Bagdad e o sul do Iraque são palco desde 1 de outubro de um movimento de contestação inédito no país, que exige reformas e a saída de uma classe política considerada incompetente e corrupta.

As manifestações, por vezes violentas, já causaram mais de 330 mortos, na maioria contestatários.

Em Bagdad, manifestantes que se juntam na praça Tahrir, epicentro do movimento, têm tentado nas últimas semanas atravessar as três pontes sobre o Tigre para alcançar a outra margem onde se encontram instalações governamentais, entre as quais a sede do executivo.

As forças de segurança ergueram barreiras de betão para os impedir de avançar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório