Manifestação da oposição bloqueia sede do parlamento na Geórgia

Ativistas da oposição bloquearam hoje a sede do parlamento da Geórgia, no âmbito da campanha de protesto contra o Governo, acusado de não cumprir a promessa de adotar um sistema proporcional para a eleição dos membros do Legislativo.

NÃO USAR

© iStock

Lusa
18/11/2019 10:11 ‧ 18/11/2019 por Lusa

Mundo

Geórgia

 

Com gritos de "Fora daqui, rato!", várias dezenas de manifestantes forçaram o deputado Revaz Arveladze, do partido Sonho Georgiano, no governo, a retirar-se do local.

"Peço aos parlamentares que não trabalhem, para evitar incidentes", disse o líder do partido de oposição Nova Geórgia, Gueorgui Vashadze, aos jornalistas.

O político enfatizou que a oposição tem um "plano concreto de ações que não excedem as estruturas da lei ou da Constituição".

A embaixada dos Estados Unidos e a representação da União Europeia (UE) emitiram uma declaração, no domingo à noite, pedindo ao Governo e à oposição que dialoguem e respeitem a Constituição.

Ao mesmo tempo, notaram a deceção de grande parte da opinião pública devido ao facto de o Parlamento não ter sido capaz de adotar o sistema eleitoral proporcional, um objetivo considerado "um importante avanço na democracia georgiana".

Segundo Vashasdze, essa declaração "garantiu o desenvolvimento pacífico dos eventos da noite passada".

No domingo, milhares de opositores manifestaram-se na capital da Geórgia, interromperam o tráfego na principal avenida, a Rustaveli, e instalaram um acampamento perto da sede do Legislativo, onde mais de 200 manifestantes passaram a noite apesar das baixas temperaturas, de cerca de zero graus Celsius.

O líder da oposição enfatizou que o protesto ao lado da sede do Legislativo continuará até a renúncia do Governo e a realização de eleições parlamentares de acordo com um sistema de distribuição proporcional.

"Com esse guião revolucionário, o opositor Movimento Nacional Unido e os seus partidos satélites buscam impedir a adoção do orçamento, que é uma traição aos interesses do país", afirmou o vice-presidente do Parlamento, Guergui Volski.

Os parlamentares da formação governamental reuniram-se na sede do Sonho Georgiano, a centenas de metros do parlamento, para estudar a situação.

 Leia Também: Manifestação contra governo da Geórgia junta 20 mil pessoas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas