Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Boris Johnson quer pedir eleições gerais a 12 de dezembro

O primeiro-ministro vai pedir aos deputados para aprovarem eleições antecipadas a 12 de dezembro.

Boris Johnson quer pedir eleições gerais a 12 de dezembro
Notícias ao Minuto

17:05 - 24/10/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

O primeiro-ministro britânico quer que o Reino Unido vá a eleições antes do Natal. Segundo a Sky News, Boris Johnson declarou que vai lançar uma moção para eleições gerais a ter lugar a 12 de dezembro, de forma a "resolver o Brexit de uma vez".

O líder do governo britânico vai fazer fazer o pedido aos deputados na Câmara dos Comuns na tarde desta quinta-feira, para que a moção seja votada já na próxima segunda. Mas isso não significa que o Reino Unido esteja de certeza a caminho de uma ida às urnas, pois Boris Johnson vai recorrer ao mecanismo da Lei dos Mandatos Parlamentares Fixos, que necessita de uma maioria de dois terços na Câmara dos Comuns para ser aprovada.

Em declarações aos jornalistas, Boris Johnson garantiu agir sobre as preocupações dos deputados de terem tido pouco tempo para analisar o acordo de saída com a União Europeia. "Vamos dar-lhes todo o tempo que quiserem, desde agora até à dissolução do parlamento para escrutinar", disse. "Tivemos três anos, fomos razoáveis. Se querem mais tempo, podem ter, mas então temos todos de concordar em ir para a eleições a 12 de dezembro", acrescentou. A data escolhida é a mesma em que os líderes dos 27 se vão reunir em Bruxelas da próxima vez.

Segundo Boris Johnson já governa "há muito tempo" sem maioria. "Está na altura, francamente, de a oposição ganhar coragem para se submeterem ao julgamento do nosso chefe coletivo - o povo", atirou.

O governo já propôs eleições legislativas antecipadas por duas vezes, em setembro, mas foi bloqueado pela oposição, por não ter os votos necessários (434) para avançar.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório