Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Empresa que vai abrir urna de Franco denuncia insultos e ameaças

A empresa familiar responsável pelo levantamento na quinta-feira da laje da sepultura onde o ex-ditador espanhol, Francisco Franco, está sepultado há 44 anos denunciou hoje a campanha de "insultos, acusações falsas e ameaças" que está a sofrer.

Empresa que vai abrir urna de Franco denuncia insultos e ameaças
Notícias ao Minuto

16:44 - 23/10/19 por Lusa

Mundo Espanha

Os irmãos Juan Carlos e Lorenzo Verdugo Jiménez manifestaram, num comunicado enviado à agência Efe, a sua estranheza pelo "protagonismo" que a imprensa tem dado a "uns modestos trabalhadores" que se limitam a realizar as tarefas que lhes foram confiadas "totalmente alheios a interesses partidários e a decisões políticas ou judiciais".

Os proprietários da empresa "Mármores e granitos Hermanos Verdugo Jiménez", com sede em Villamayor de Santiago (Espanha), pediram para ser deixados em paz, para poderem realizar o seu trabalho de forma "tranquila", e para que os "deixem de utilizar com qualquer finalidade política".

"Consideramos que não temos qualquer interesse informativo ou mediático e renunciamos a qualquer tipo de protagonismo", sublinharam os irmãos, que também insistem que o seu trabalho se limita a "levantar a tampa superior", visto que o restante trabalho de exumação no Vale dos Caídos será realizado por outras empresas funerárias de maior dimensão.

"Os nossos únicos objetivos são a honestidade e o trabalho, alheios a qualquer tipo de fama ou protagonismo e, como sempre fazemos e habitualmente, esses trabalhos serão realizados com o respeito devido ao falecido e aos seus familiares".

A exumação e transferência dos restos mortais de Franco do Vale dos Caídos, a cerca de 70 quilómetros de Madrid, para o cemitério de El Pardo-Mingorrubio, nos arredores da capital espanhola, está marcada para se iniciar na quinta-feira, às 10:30 (09:30 em Lisboa).

O caixão com os restos mortais do ditador deixará a basílica do Vale dos Caídos aos ombros de alguns dos seus familiares, sem bandeiras nem honras militares e será, posteriormente, transferido, se o tempo o permitir, num helicóptero das Forças Armadas espanholas para o cemitério.

Segundo o dispositivo organizado pelo Governo espanhol, dentro da basílica, onde não poderão ser captadas imagens, só poderão estar os trabalhadores estritamente necessários para extrair a laje que cobre a tumba, de 1.500 quilos, um médico legista, o ministro da Justiça como notário superior do reino e responsável pela elaboração do registo da exumação, além de 22 familiares que demonstraram desejo de comparecer, entre netos e bisnetos do ditador.

Após um breve voo que durará cerca de 10 minutos, no qual o caixão será acompanhado por um dos netos do ditador e pela ministra da Justiça, o helicóptero pousará num antigo heliporto da Guarda Real espanhola, muito perto do cemitério.

Em Mingorrubio será celebrada uma cerimónia religiosa só para a família, que estará a cargo do prior de Vale dos Caídos e de um padre, filho de Antonio Tejero, um guarda civil condenado pela tentativa de golpe de Estado de 23 de fevereiro de 1981, no parlamento espanhol.

A exumação será feita no cumprimento da Lei da Memória Histórica, aprovada pelo Congresso em 2017, e de acordos adotados pelo Governo de Pedro Sánchez este ano.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado e de Governo, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório