Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Tusk vai recomendar adiamento de três meses do Brexit

O presidente do Conselho Europeu vai fazer essa sugestão aos líderes dos 27 países do bloco europeu.

Tusk vai recomendar adiamento de três meses do Brexit
Notícias ao Minuto

21:47 - 22/10/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

Depois de mais uma moção chumbada para o Brexit no parlamento britânico esta terça-feira, Bruxelas já reagiu por intermédio do presidente do Conselho Europeu Donald Tusk. Através do seu Twitter, Tusk anunciou que vai recomendar aos líderes dos 27 um adiamento por três meses do Brexit

"Na sequência da decisão do primeiro-ministro Boris Johnson de suspender a ratificação do acordo de saída, e de forma a evitar um Brexit sem acordo, eu vou recomendar aos 27 que aceitem o pedido para uma extensão", escreveu o presidente do Conselho Europeu. 

Esta terça-feira os deputados da Câmara dos Comuns chumbaram uma moção do governo, que propunha um prazo de três dias para aprovar o acordo para o Brexit que Boris Johnson negociou em Bruxelas. 

Esse chumbo levou o primeiro-ministro britânico a retirar a proposta de lei do acordo do Brexit

O governo britânico foi forçado a pedir um novo adiamento do Brexit este sábado depois dos deputados terem aprovado a emenda Letwin, que forçou Downing Street a fazer esse pedido. Boris Johnson enviou uma carta Donald Tusk a pedir uma nova extensão da data limite para a saída do Reino Unido do bloco europeu, mas também enviou outra na qual pediu ao presidente do Concelho Europeu para não conceder o adiamento. 

[Notícia atualizada às 22h06]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório