Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

'Abominável': Um filme de animação, um mapa e uma disputa territorial

Já há três país do sudeste asiático ofendidos com a mesma cena do filme.

'Abominável': Um filme de animação, um mapa e uma disputa territorial
Notícias ao Minuto

10:00 - 18/10/19 por Sara Gouveia

Mundo Abominável

A Malásia ordenou que fosse cortada uma cena do novo filme de animação 'Abominável', uma co-produção dos estúdios norte-americanos da DreamWorks e do estúdio chinês Pearl, antes de ser exibido no país. Tudo isto por causa de um mapa.

Este é o terceiro país do sudeste asiático a ofender-se com a mesma cena do filme. O Vietname já mandou retirar o filme de exibição e as Filipinas chegaram a pedir um boicote à DreamWorks, conta a BBC.

Pode ser meramente uma cena de fundo de um filme, mas lança luz a uma das disputas territoriais mais acesas do mundo.

Qual é a cena?

'Abominável' é um filme animado para crianças que na verdade nada tem a ver com o Mar do Sul da China. É sobre uma menina chinesa, de Xangai, que descobre um yeti no telhado de sua casa, com quem cria uma amizade. 

Yi, a menina, no barracão improvisado que tem no topo do arranha-céus onde vive tem um grande mapa na parede, com fotografias e notas. E a dado momento é possível ver o Mar do Sul da China - com uma série de marcações que se percebem ser o que é conhecido como a linha dos nove traços (uma marcação usada pela China para marcar as suas reivindicações no Mar do Sul da China).

Porquê o Mar do Sul da China?

Este Mar é uma região estrategicamente importante, é rica em recursos naturais, pesca e encontra-se entre vários países de grande influência. A China diz que sempre controlou uma grande parte do território. A linha dos nove traços clama isso mesmo, uma grande parte do Mar, deixando apenas uma pequena linha costeira para os outros países.

Mas o Vietname discorda, referindo que também tem mapas históricos que dizem o contrário. As Filipinas invocam a proximidade a algumas ilhas que são populadas por filipinos. No caso de Taiwan - e a China considera Taiwan parte do seu território - a sua reivindicação reflete a da China, da Malásia e do Brunei de que há partes do Mar que caiem dentro das suas zonas económicas exclusivas, como são definidas pelas Nações Unidas.

Notícias ao Minuto© U.S. Central Intelligence Agency

Porque é que o mapa foi incluído no filme?

Não tem qualquer papel no filme. Mas o filme é a primeira co-produção dos estúdios norte-americanos da DreamWorks e do estúdio chinês Pearl e na China o mar é mostrado normalmente com a linha dos nove traços, por isso provavelmente para a parte chinesa do filme é simplesmente um mapa normal.

Mas para o Vietname a inserção do mapa no filme foi propositada para gradualmente tornar as suas alegações menos controversas a nível global e por isso decidiu mesmo retirá-lo dos cinemas.

No caso da Malásia o filme recebeu a aprovação para ser exibido desde que "o mapa controverso seja removido". Mas nas  Filipinas, tanto o público como os políticos ficaram aborrecidos com a situação.

O filme já estreou em Portugal esta quinta-feira, dia 17 de outubro, e promete (com mapa ou sem mapa) encantar os mais novos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório