Venezuela: EUA aplicam novas sanções a empresas acusadas de corrupção

Os Estados Unidos decretaram hoje novas sanções contra 16 empresas ligadas ao empresário colombiano Alex Saab, acusadas de pertencerem a uma "vasta rede de corrupção" em benefício do Presidente eleito venezuelano, Nicolas Maduro.

Notícia

© iStock

Lusa
17/09/2019 23:01 ‧ 17/09/2019 por Lusa

Mundo

Venezuela

O Governo de Washington - que apoia o líder da oposição e autointitulado Presidente interino, Juan Guaidó, para tentar derrubar o regime de Maduro -- já tinha aplicado sanções económicas, em julho, aos interesses económicos de Alex Saab e do seu parceiro de negócios Álvaro Pulido, por suspeita de desvio de ajuda alimentar para a Venezuela.

Hoje, o Departamento de Tesouro dos EUA decretou várias novas sanções, incluindo a proibição de acesso ao sistema financeiro norte-americano, a 16 empresas controladas por Alex Saab, empresário colombiano de origem libanesa, e a vários outros sócios detentores de empresas, como a italiana Gruppo Domano.

Também outras quatro empresas do Panamá e 11 da Colômbia ficam sujeitas a idênticas sanções, acusadas de corrupção para apoio ao Presidente Nicolas Maduro.

"Estas medidas reforçam a pressão sobre Alex Saab e sobre a sua rede, que se aproveitou da fome dos venezuelanos e promoveu a corrupção sistemática na Venezuela", explicou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, num comunicado hoje divulgado.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas