Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Temporal que assola sul de Espanha faz pelo menos dois mortos

Chovem 300 litros por metro quadrado, acompanhados por granizo e os ventos sopram a uma velocidade 100km/h.

Temporal que assola sul de Espanha faz pelo menos dois mortos
Notícias ao Minuto

15:36 - 12/09/19 por Sara Gouveia com Lusa

Mundo Espanha

O Sul de Espanha está a ser afetado pelas chuvas mais intensas dos últimos 100 anos e o temporal já vitimou pelo menos duas pessoas. Dois irmãos, um homem e uma mulher, de 61 e 51 anos respetivamente, morreram dentro de um carro que foi arrastado pela água, em Caudete, na província de Albacete, na comunidade de Castilla la Mancha.

Segundo o La Vanguardia, a Guardia Civil foi chamada pelas 10h a uma zona de difícil acesso devido às chuvas.

As chuvas torrenciais, os ventos fortes e mais de 300 litros de água por metro quadrado, provocaram já duas mortes, vários acidentes rodoviários, encerramentos de escolas e prejuízos materiais, segundo as autoridades

As águas forçaram ainda o corte de estradas e da autoestrada A31, na região de Almança.

As zonas de Múrcia, Valência e Alicante foram as mais atingidas, registando perturbações no trânsito automóvel e ferroviário, bem como inundações que afetaram diversas localidades, mas as chuvas torrenciais chegaram também a Castilla la Mancha.

Na cidade valenciana de Ontinyent, o rio Clariano transbordou, após chuvas que atingiram 280 litros por metro quadrado, em 24 horas, obrigado a polícia local a bloquear acessos e a evacuar casas de cerca de 30 moradores num bairro.

Rajadas de vento com mais de 100 quilómetros por hora formaram um pequeno tornado, na cidade de Dénia, Alicante, que causou vários danos materiais, em particular num centro desportivo, embora sem provocar feridos.

Na província de Valência, mais de 300 mil estudantes ficaram sem aulas, após dezenas de estabelecimentos de ensino terem sido obrigado a fechar portas, devido à chuva e vento.

Em Múrcia, o governo local declarou situação de pré-emergência, ativando o plano especial da Proteção Civil, com receio do impacto das cheias que se formaram ao longo da madrugada.

Também as comunidades de Castilla La Mancha e Baleares estão em alerta laranja, confrontadas com menor intensidade de chuva e vento, mas ainda assim com receio de uma deterioração das condições climatéricas nas próximas horas.

Os serviços de meteorologia preveem ondas de três metros nas ilhas de Ibiza e Formentera, no mar Mediterrâneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório