Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Descoberta nova espécie de enguia elétrica com descarga de 860 volts

É a descarga elétrica mais poderosa alguma vez registada num animal, quatro vezes superior ao choque de uma tomada. Espécie foi descoberta no rio Amazonas, no Brasil.

Descoberta nova espécie de enguia elétrica com descarga de 860 volts
Notícias ao Minuto

13:39 - 11/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas no rio Amazonas, na Amazónia. Uma delas registou uma descarga elétrica de 860 volts, bastante superior ao recorde antes registado por uma enguia (650 volts) e quatro vezes superior à voltagem, por exemplo, de uma tomada elétrica (220 volts).

A descoberta foi feita por biólogos brasileiros em parceria com investigadores do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian e atesta, segundo os próprios, a riqueza da biodiversidade presente não só no rio Amazonas como na Amazónia como um todo.

"O facto de duas novas espécies terem sido descobertas 250 anos depois da primeira do grupo ter sido descrita é um exemplo da enorme biodiversidade que existe na Amazónia", indicou o investigador brasileiro Carlos David de Santana, citado pela Globo.

À primeira enguia descoberta no local - 'Electrophorus electricus' - juntam-se agora a 'Electrophorus varii' e a 'Electrophorus voltai', esta última com uma descarga elétrica equivalente a 860 volts, a maior alguma vez registada num animal.

Quando questionado sobre se uma descarga com esta voltagem pode matar um ser humano, Santana foi perentório: "Não é suficiente para matar uma pessoa. A tomada produz uma corrente constante. O 'E. voltai' dá uma descarga alternada. Quando ele descarrega da primeira vez, o choque dura de 1 ou 2 segundos, e ele precisa de um tempo para recarregar".

Se dói? "Claro que dói. Sente-se uma contração muscular", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório