Jogo dos tronos no Reino Unido: "Eleições estão a chegar", avisa Corbyn

Depois da pretensão de Boris Johnson de convocar eleições antecipadas ter sido rejeitada no parlamento, o líder da oposição esclarece que não quer que o primeiro-ministro esteja numa posição em que possa "ditar os termos" de um futuro escrutínio.

Notícia

© Reuters

Fábio Nunes
10/09/2019 13:19 ‧ 10/09/2019 por Fábio Nunes

Mundo

Brexit

O parlamento britânico está suspenso até ao dia 14 de outubro, o cenário de Brexit até 31 de outubro parece ser improvável nesta altura e a maioria dos deputados da Câmara dos Comuns recusou pela segunda vez convocar eleições antecipadas como o primeiro-ministro Boris Johnson queria.

Mas o jogo dos tronos no Reino Unido vai continuar a ser jogado, embora as intenções dos principais protagonistas nem sempre sejam totalmente reveladas. Se é verdade que Corbyn e a casa que representa (o mesmo é dizer o Partido Trabalhador) rejeitaram antecipar eleições… isso aconteceu apenas por agora e sob as condições de Boris Johnson.

Esta terça-feira, Jeremy Corbyn desafiou o primeiro-ministro a disputar eleições, adianta a Sky News. Confuso? Nem por isso e Corbyn explicou porquê, começando por uma afirmação que parece ter saído do universo de Westeros.

“As eleições gerais estão a chegar. Mas não vamos permitir que Johnson dite os termos. E posso dizer-vos isto: Estamos preparados para essas eleições. Estamos preparados para lançar a maior campanha impulsionada pelo povo que alguma vez se viu”, sublinhou o líder trabalhista.

Corbyn considerou que uma saída sem acordo do ‘reino’ europeu seria uma ação “imprudente” e quem iria pagar seria o britânico comum.

“O ‘no-deal’ imprudente de Johnson iria destruir empregos, fazer subir os preços da comida e gerar a falta de medicação de que as pessoas precisam. E quem paga o custo disso? Não seria Johnson nem os seus amigos ricos. Não é o seu sustento que está em risco. Seria o nosso”, frisou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas