Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2019
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Deputados britânicos aprovam proposta para bloquear Brexit sem acordo

Esta foi a primeira fase da votação para travar um Brexit sem acordo. A segunda fase, e a mais importante, vai ter lugar mais tarde. Torna-se cada vez mais provável o cenário de eleições antecipadas.

Deputados britânicos aprovam proposta para bloquear Brexit sem acordo

Os deputado britânicos aprovaram uma proposta para bloquear um Brexit sem acordo até ao 31 de outubro, contrariando assim as pretensões do primeiro-ministro Boris Johnson. A votação foi aprovada com 329 votos a favor e 300 votos contra, avança a BBC.

Esta foi a primeira fase da votação desta proposta. A segunda fase, que é a mais importante, vai acontecer às 19h na Câmara dos Comuns. 

A proposta de lei vai ser agora debatida e pode sofrer alterações. As alterações escolhidas pelo speaker John Bercow serão depois votadas pelos deputados, seguindo-se a importante segunda votação da proposta de lei.

Os resultados desta votação mostram que Boris Johnson continua a perder apoio no seio do Partido Conservador. Perdeu o apoio de mais um deputado, uma vez que na votação da noite passada tinha conseguido 301 votos que contrariavam a tentativa de bloquear o Brexit sem acordo. 

Depois de já ter expulsado 21 deputados dos conservadores, Johnson pode expulsar mais deputados do seu partido para evitar uma derrota que o levará a convocar eleições antecipadas.

Esta manhã Boris Johnson já afirmou a disponibilidade para convocar eleições antecipadas a terem lugar no dia 15 de outubro, lançando esse desafio ao líder da oposição, Jeremy Corbyn.

[Notícia atualizada às 18h00]

Leia Também: Brexit. Impacto de uma saída sem acordo será "menos grave" que estimado

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório