Árvore mais alta da Amazónia ainda está a salvo

Especialistas foram ver com os próprios olhos a 'gigante' da Amazónia. Está intacta e numa zona tão remota que o risco de ser afectada pelos incêndios, dizem, é "praticamente zero".

Árvore mais alta da Amazónia ainda está a salvo

© Reprodução/Jhonathan dos Santos/G1

Melissa Lopes
01/09/2019 23:52 ‧ 01/09/2019 por Melissa Lopes

Mundo

Amazónia

Tem 88 metros, altura que lhe confere o estatuto de árvore mais alta da Amazónia. De acordo com os especialistas, para já, está a salvo das incêndios que devastam a floresta considerada o pulmão do Planeta.

Escreve o G1 que esta árvore, da espécie Dinizia excelsa (também conhecida por Angelim Vermelho) foi identificada remotamente no Pará.

Agora, os especialistas foram mesmo ao encontro desta distinta árvore.

Enquanto partes da Amazónia ardiam, uma equipa, constituída por 30 pessoas, fez uma viagem descrita como perigosa, primeiro de barco e depois a pé, para encontrar a dita árvore. Ou seja, uma verdadeira expedição.

Percorreram 220 quilómetros de barco e caminharam outros 10 mata adentro até encontrarem a árvore mais alta da floresta dentro de uma unidade de conservação estadual de uso sustentável, a Floresta Estadual do Parú, no Pará.

A ‘gigante’ da Amazónia, como lhe chama o G1, estava intacta, e distante dos focos de incêndios que consomem a floresta, sendo o risco de incêndio “praticamente zero”. A região é muito remota, distante de qualquer concentração humana, a mais próxima está a 220 quilómetros", explicou o professor e coordenador da expedição, que contou com a colaboração de especialistas internacionais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas