Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 16º

Edição

No país de Melania nasceu uma invulgar estátua de Trump

Estátua inclui uma característica muito própria: o presidente dos EUA pode mudar de humor.

No país de Melania nasceu uma invulgar estátua de Trump

Com madeira como matéria prima e o populismo de Donald Trump como inspiração, nasceu uma estátua invulgar do presidente dos Estados Unidos na terra natal da primeira-dama Melania Trump: a Eslovénia.

A estátua conta com oito metros de altura e é da autoria de Tomaz Schlegl. Tem, também, um tempo de vida definido: a estátua está exposta na pequena localidade de Sela pri Kamniku e será incendiada a 31 de outubro, por ocasião do Halloween.

À AFP, o artista explicou que a sua estátua é uma mensagem para o crescente populismo. "Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial o populismo está a prevalecer. Olhe-se para [Boris] Johnson, Trump, o nosso presidente ou Órban [líder húngaro]. Aonde vai este mundo parar?".

A estátua de Trump que pode ver mais abaixo conta com o braço direito para cima e uma funcionalidade peculiar: é possível mudar a expressão de Trump, que assim oscila entre o amigável e o assustador. "É muito amigável durante a semana e muito assustador ao fim de semana", precisou.

Entre a população local de Sela pri Kamniku ainda há quem não saiba bem o que pensar da estátua e já terá havido até um agricultor que a tentou atropelar com um trator, dá conta o Huffington Post. A estátua, no entanto, continua de pé. E ali ficará nos próximos dois meses.

Ainda assim, apesar de críticas pela mensagem política, a estátua tem sido um pouco mais bem recebida do que uma obra feita em julho, em tributo a Melania Trump, que foi descrita como parecendo um estrunfe.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório