Emmanuel Macron anuncia cimeira sobre a Ucrânia em setembro

Biarritz, França, 26 ago 2019 (Lusa) - O Presidente francês Emmanuel Macron anunciou hoje em Biarritz, sudoeste de França, a realização em setembro de uma cimeira sobre a Ucrânia.

Notícia

© Reuters

Lusa
26/08/2019 17:48 ‧ 26/08/2019 por Lusa

Mundo

Emmanuel Macron

Biarritz, França, 26 ago 2019 (Lusa) - O Presidente francês Emmanuel Macron anunciou hoje em Biarritz, sudoeste de França, a realização em setembro de uma cimeira sobre a Ucrânia.

Macron acrescentou que participam na cimeira os seus homólogos da Rússia, Vladimir Putin, da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

"As condições estão reunidas para uma cimeira de sucesso", disse o Presidente francês no final da cimeira do G7, que hoje terminou em Biarritz.

Relativamente à data da cimeira sobre a Ucrânia, Macron adiantou que será ainda objeto de consultas com os demais participantes.

No domingo, segundo dia de trabalhos da cimeira de Biarritz, os dirigentes do G7 concordaram com a realização "no outono" de uma cimeira entre a Rússia, Ucrânia, França e Alemanha, que deverá decorrer em Paris.

Desde abril de 2014, após a anexação da península da Crimeia por Moscovo, quase 13 mil pessoas morreram no leste da Ucrânia, num conflito que envolve separatistas pró-russos e as tropas ucranianas.

A Ucrânia e os seus aliados ocidentais acusam a Rússia de apoiar militarmente os separatistas das regiões de Donetsk e Lugansk, o que os russos sempre negaram, apesar das amplas evidências.

Após os acordos de Minsk, em fevereiro de 2015, os combates diminuíram de intensidade, mas continuam a causar mortos e feridos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas