Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Macron encontrou um "muito bom acordo" sobre taxa digital com EUA

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje ter encontrado um "muito bom acordo" com os Estados Unidos sobre taxa digital aplicada aos gigantes tecnológicos, objeto de discórida entre Paris e Washington.

Macron encontrou um "muito bom acordo" sobre taxa digital com EUA
Notícias ao Minuto

17:41 - 26/08/19 por Lusa

Economia França/EUA

Os países do G7, os sete países mais industrializados, acordaram em "chegar a um acordo em 2020 no âmbito da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico]" sobre o imposto internacional sobre as gigantes tecnológicas norte-americanas e que no dia em que esta entre vigor, França irá 'suprimir' a sua própria taxa", afirmou Macron aos media.

Definitivamente adotado em 11 de julho em França, o imposto chamado GAFA (acrónimo que designa os gigantes tecnológicos Google, Amazon, Facebook e Apple) cria uma imposição sobre aquelas empresas, incidindo não sobre os lucros, que são consolidados em países de baixa fiscalidade, como a Irlanda, mas sobre o volume de negócios, enquanto se espera por uma harmonização das regras ao nível da OCDE.

Anteriormente, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha afirmado que estava "perto" de chegar a um acordo com a França sobre a taxa aplicada aos gigantes tecnológicos.

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, recebeu o seu homólogo do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, na sua casa em Saint-Pée-sur-Nivelle, uma vila não muito distante de Biarritz, onde hoje termina a reunião do G7, para discutir este dossiê.

No sábado, também em Biarritz, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defendeu que os gigantes tecnológicos norte-americanos devem ser taxados de forma "justa e apropriada", aproveitando a crescente tensão entre França e os Estados Unidos sobre esta matéria.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório