Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

O futuro das megalópoles? Um bairro no topo de um centro comercial

Chama-se Cosmo Park e é o típico bairro suburbano idílico. As casas têm jardim, o complexo tem uma piscina e um campo de ténis para os moradores. A diferença é a sua localização.

O futuro das megalópoles? Um bairro no topo de um centro comercial
Notícias ao Minuto

14:12 - 06/08/19 por Fábio Nunes

Mundo Indonésia

Jacarta, a capital da Indonésia, é uma das megalópoles mundiais. Com dez milhões de habitantes, número que triplica se contarmos com a área da grande Jacarta, a cidade enfrenta diversos problemas. O trânsito é caótico, a poluição agrava-se, as cheias são crónicas e Jacarta está literalmente a afundar-se. Problemas tão graves que o presidente Joko Widodo já levantou a hipótese de deslocalizar a cidade.

O The Guardian refere que uma das soluções encontradas pelas imobiliárias locais passou pela construção de dois bairros no topo de centros comerciais. O mais popular desses bairros é o Cosmic Park, o idílico bairro suburbano que oferece uma vista de Jacarta a partir de uma altura de dez andares.

Foi construído há dez anos, mas tornou-se conhecido do resto do mundo depois de um utilizador do Twitter ter publicado em junho uma imagem captada a partir de um drone.

O Cosmo Park tem 78 moradias de dois andares, com jardim. O complexo tem um campo de ténis e uma piscina de que os residentes podem usufruir. Em redor do complexo há uma vedação para evitar que algum morador mais distraído caia de uma altura de dez andares. Para entrarem e saírem de carro do bairro, os moradores têm uma rampa que dá acesso ao piso térreo.

Estará Jacarta a contemplar o futuro das megalópoles? Ou será o Cosmo Park uma visão imperfeita desse futuro? Muitos vêem-no dessa forma, mas para os moradores a vida no bairro tem outro encanto.

“É tão bom. Há tanto espaço, o meu filho pode andar de bicicleta. É tão central, tão seguro e há um sentimento adorável de vizinhança”, afirma Fazila Kapasi, que se mudou com o marido de Mumbai para Jacarta há seis anos. “É um oásis”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório