Oposição russa convoca para hoje nova manifestação não autorizada

Setores da oposição russa convocaram para hoje uma nova manifestação não autorizada em Moscovo, uma semana após os protestos na capital assinalados por distúrbios e a detenção para identificação de cerca de 1.400 pessoas.

Notícia

© iStock

Lusa
03/08/2019 06:22 ‧ 03/08/2019 por Lusa

Mundo

Moscovo

A justiça russa colocou na sexta-feira em prisão preventiva as duas primeiras pessoas acusadas de terem apelado a "múltiplos distúrbios" no passado sábado, e enquanto aguardam o início do processo.

Os dois, Ivan Podkopaïev e Kirill Joukov, incluem-se entre as cinco pessoas detidas na quinta-feira no âmbito de um inquérito sobre a manifestação da oposição de 27 de julho, que tem denunciado irregularidades nas listas eleitorais para as eleições locais.

Entre as cinco pessoas detidas na quinta-feira também se encontra Alexeï Miniaïlo, conselheiro do advogado anticorrupção Lioubov Sobol.

A rejeição da candidatura de Sobol e de outros opositores às eleições municipais de setembro está na origem do movimento de protesto e das recentes manifestações em Moscovo.

Cerca de 1.400 pessoas, incluindo grande parte dos principais líderes da oposição e potenciais candidatos independentes, foram detidas no sábado passado durante a manifestação não autorizada frente à Câmara municipal de Moscovo.

A manifestação, também não autorizada, prevista para hoje, vai decorrer na ausência da quase totalidade dos dirigentes da oposição, condenados a curtas penas de prisão.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas