Meteorologia

  • 17 ABRIL 2021
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Edição

Oposição russa convoca para hoje nova manifestação não autorizada

Setores da oposição russa convocaram para hoje uma nova manifestação não autorizada em Moscovo, uma semana após os protestos na capital assinalados por distúrbios e a detenção para identificação de cerca de 1.400 pessoas.

Oposição russa convoca para hoje nova manifestação não autorizada
Notícias ao Minuto

06:22 - 03/08/19 por Lusa

Mundo Moscovo

A justiça russa colocou na sexta-feira em prisão preventiva as duas primeiras pessoas acusadas de terem apelado a "múltiplos distúrbios" no passado sábado, e enquanto aguardam o início do processo.

Os dois, Ivan Podkopaïev e Kirill Joukov, incluem-se entre as cinco pessoas detidas na quinta-feira no âmbito de um inquérito sobre a manifestação da oposição de 27 de julho, que tem denunciado irregularidades nas listas eleitorais para as eleições locais.

Entre as cinco pessoas detidas na quinta-feira também se encontra Alexeï Miniaïlo, conselheiro do advogado anticorrupção Lioubov Sobol.

A rejeição da candidatura de Sobol e de outros opositores às eleições municipais de setembro está na origem do movimento de protesto e das recentes manifestações em Moscovo.

Cerca de 1.400 pessoas, incluindo grande parte dos principais líderes da oposição e potenciais candidatos independentes, foram detidas no sábado passado durante a manifestação não autorizada frente à Câmara municipal de Moscovo.

A manifestação, também não autorizada, prevista para hoje, vai decorrer na ausência da quase totalidade dos dirigentes da oposição, condenados a curtas penas de prisão.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório