Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Balancé na fronteira põe crianças dos EUA e México a brincar juntas

Uma brincadeira de crianças que junta mundos que os adultos dividiram.

Notícias ao Minuto

07:50 - 31/07/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Teeter-Totter Wall

E, por momentos, uma brincadeira parece ter unido mais do que mil conversas de adultos.

Entre a fronteira do México e EUA há um muro que se prolonga por quilómetros e quilómetros. Agora, há também um balancé, um que permitiu a crianças de Sunland Park, no Novo México, nos EUA, brincar com crianças de Ciudad Juárez, no México.

A brincadeira artística conta com o nome de 'Teeter-Totter Wall' e é uma ideia que se começou a formar há dez anos mas que só agora se tornou real, não por acaso num tempo em que os Estados Unidos são governados por Donald Trump, presidente que tem num muro uma das suas mais destacadas - senão mesmo a mais destacada - propostas políticas.

A ideia partiu de Ronald Rael, professor de arquitetura na Universidade da Califórnia, e Virginia San Fratello, docente universitária de design, na Universidade Estatal de San Jose.

Conta a CNN que a ideia se começou a formar em 2009 para o projeto 'Borderwall as Architecture', um projeto dos dois docentes que usa "humor e criatividade para abordar a futilidade de construir barreiras".

Num tempo em que apelos a novas barreiras e fronteiras (e não apenas nos EUA) têm marcado as relações entre os Estados, esta iniciativa assume uma postura de humor subversivo, ao lembrar como uma brincadeira pode ser uma forma de interdependência: se não houvesse uma criança de um dos lados, o balancé não ia funcionar.

No Instagram, onde Ronald Rael deu a conhecer ao mundo este balancé, o arquiteto explica que num tempo em que o muro marca tanta a relação entre EUA e México, foi possível haver ligações e o "reconhecimento de que as ações de um lado têm consequências diretas no outro lado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório