Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

“Dizer que se passa fome no Brasil é uma grande mentira”, diz Bolsonaro

Bolsonaro emendou, horas depois, a afirmação.

“Dizer que se passa fome no Brasil é uma grande mentira”, diz Bolsonaro
Notícias ao Minuto

08:22 - 20/07/19 por Melissa Lopes

Mundo Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou esta sexta-feira que dizer que se passa fome no Brasil “é uma grande mentira”. A declaração foi feita num encontro com jornalistas no Palácio do Planalto em Brasília.

Passa-se mal, não se come bem, aí eu concordo. Agora passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pela ruas com o físico esquelético como se vê em outros países pelo mundo”, disse, citado pela imprensa brasileira.

Depois de ter sido criticado, voltou atrás horas depois reconhecendo que “uma pequena parte [dos brasileiros] passa fome”. Questionado sobre se se tinha arrependido da primeira declaração, Bolsonaro ter-se-á irritado com os jornalistas.

“Se for para entrar em detalhe, em filigranas, eu vou embora. Não estou vendo nenhum magro aqui. Temos problemas alimentares no Brasil? Temos. Não é culpa minha, vem de trás”, declarou. 

De acordo com os últimos dados, de 2013, 7,2 milhões de brasileiros vivem com “insegurança alimentar grave”, significando isso “passar pela privação de alimentos, podendo chegar à sua expressão mais grave, a fome”. Desde então não foram recolhidos dados sobre a fome no país.

Certo é que a pobreza tem aumentado. A imprensa recorda que, em 2013, 52,8 milhões (ou 25,7% dos brasileiros) eram consideradas pobres, número que passou para 54,8 milhões (26,5%) em 2017.

O presidente brasileiro, recorde-se, tem visita marcada a Portugal para o início do próximo ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório