Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha e Níger desmantelam 59 grupos criminosos de tráfico de pessoas

A cooperação entre a Espanha e o Níger na luta contra as redes de tráfico de pessoas permitiu desmantelar 59 grupos criminosos e deter 264 pessoas desde janeiro de 2017, anunciaram hoje as autoridades espanholas.

Espanha e Níger desmantelam 59 grupos criminosos de tráfico de pessoas
Notícias ao Minuto

16:14 - 12/07/19 por Lusa

Mundo Tráfico de pessoas

Citado pela agência espanhola, Efe, a polícia nacional espanhola refere que janeiro de 2017 foi a data de início da atividade da Equipa Conjunta de Investigação-Níger (ECI-Níger), que termina em dezembro deste ano, e dados os "bons resultados obtidos", está prevista que seja renovada por mais três anos.

Esta cooperação entre Espanha e Níger foi financiada pelo Fundo Fiduciário para a África da União Europeia, e tem a sua base de operações em Niamey, capital do Níger, com o apoio de duas sedes nas cidades de Agadez (norte do Níger) e Zinder (oeste), integrando 12 polícias do Níger, três espanhóis e três franceses.

A polícia destaca o impacto do projeto na diminuição da imigração ilegal que tem a Europa como destino pela chamada "rota nigerina", provavelmente a mais importante das que desembocam no Mediterrâneo.

A equipa, liderada pela Espanha, concentra-se no desmantelamento das redes criminosas que utilizam o extenso território do Níger para seguir depois via Argélia-Marrocos ou via Líbia para chegar à Europa.

Para prender as 264 pessoas foram realizadas um total de 183 operações. Além disso, 57 veículos e 15 motas que foram usadas pelas redes na rota nigeriana foram apreendidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório