Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Parecem bolas de golfe, mas é granizo. Tempestade assola região de Itália

Onda de calor na Europa deu lugar a tempestades em vários países, como Grécia, Itália e Espanha.

Notícias ao Minuto

09:13 - 11/07/19 por Melissa Lopes

Mundo Tempestade

Depois de na segunda-feira, chuva intensa e inesperada ter provocado cheias na zona de Navarra, em Espanha, que causou uma vítima mortal, as notícias que chegam esta quarta-feira da Grécia dão conta de sete mortos, em resultado do mau tempo

O mau tempo atingiu também território italiano, esta quarta-feira. Na localidade costeira de Pescara (na região de Abruzzo), há registo da queda de um forte granizo, com dimensões assinaláveis, conforme pode ver no vídeo acima. 

De acordo com os meios italianos, pelo menos 20 pessoas sofreram ferimentos (sobretudo contusões e feridas na cabeça) causados pela queda de granizo. 

A subida das águas fez com que cerca de 20 carros no parque de estacionamento do hospital de Pescara ficassem submersos, tendo sido preciso recorrer a mergulhadores para perceber se havia pessoas dentro das viaturas. 

Citado pela agência Ansa,  meteorologista Antonello Pasini explicou tratar-se de um episódio climático provocado pela ausência da habitual proteção do anticiclone dos Açores na região do Adriático nesta altura do ano.

"Antes, estes fenómenos ocorriam apenas após meados de agosto porque o anticiclone nos protegia dessas perturbações, mas agora as correntes de ar alteraram-se. Alguns ciclones mais quentes estão a atingir-nos como o líbio, por isso não só vamos ter mais ondas de calor como também episódios meteorológicos mais extremos", alertou o especialista. 

Enquanto isso, por cá, as temperaturas começam a subir em Portugal, com previsões acima dos 40ºC em algumas regiões, colocando 22 concelhos em risco máximo de incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório