Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Paris confirma que mísseis encontrados na Líbia pertenciam à França

Os mísseis de fabrico norte-americano descobertos na Líbia numa base do marechal Haftar pelas forças leais ao governo de Tripoli pertenciam à França e vão ser destruídos, disse hoje o governo de Paris.

Paris confirma que mísseis encontrados na Líbia pertenciam à França
Notícias ao Minuto

09:29 - 10/07/19 por Lusa

Mundo Mísseis

"Os mísseis Javelin encontrados em Gharin (oeste) pertenciam, de facto, às Forças Armadas francesas e tinham sido comprados aos Estados Unidos", reconheceu Paris confirmando as notícias que foram publicadas pelo jornal New York Times sobre o assunto.

A confirmação foi comunicada pelo ministério francês das Forças Armadas.

Militares leais ao governo líbio encontraram no final de junho três mísseis anti-carro Javelin numa base de Khalifa Haftar que combate as forças governamentais.

Na terça-feira, o jornal norte-americano atribuiu à França a propriedade dos três mísseis que acabaram por ficar no poder dos combatentes de Khalifa Haftar.

"Essas armas estavam destinadas à autoproteção de um destacamento francês projetado no terreno e que recolhia informações sobre terrorismo", acrescentou o ministério francês confirmando desta forma a presença de forças de Paris em território líbio.

Por outro lado, Paris sublinha que as "armas estavam fora de prazo" e que se encontravam num depósito "onde deveriam ser destruídas".

A França garante que os mísseis não foram fornecidos ao marechal Haftar mas não explica de que forma é que acabaram por ficar na posse ao homem forte do leste da Líbia.

"Essas armas estavam na posse das nossas forças (França) para a nossa própria proteção e nunca se pôs a questão sobre a venda ou a transferência das munições, na Líbia", frisou o ministério.

Anteriormente, a propriedade dos mísseis foi atribuída aos Emiratos Árabes Unidos que desmentiram as informações.

A Líbia encontra-se sob o embargo de armas imposto pelas Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório