Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Dez bombas da Segunda Guerra Mundial estarão nas fundações de Pompeia

As escavações arqueológicas ainda não encontraram as bombas.

Dez bombas da Segunda Guerra Mundial estarão nas fundações de Pompeia
Notícias ao Minuto

16:58 - 08/07/19 por Fábio Nunes

Mundo Pompeia

Em agosto de 1943, as forças aliadas largaram 165 bombas em Pompeia, Itália. O jornal italiano Il Fatto Quotidiano revelou que “96 bombas foram localizadas e desativadas”. “As outras bombas acabaram numa zona onde ainda não foram feitas escavações. Muitas das bombas foram desativadas ou já tinham explodido. Mas pelo menos 10 desses explosivos ainda estão lá”, garante o jornal, que publicou documentos exclusivos do arquivo fotográfico aéreo nacional.

O Il Fatto Quotidiano também falou com alguns dos arqueólogos que trabalharam em Pompeia.

“Em 1986, encontrei bombas que ainda não tinham explodido durante escavações. Nos estávamos lá com os nossos escopros e pás, escavando um pouco de terra de cada vez, e de repente, descobrimos as bombas debaixo de nós. Havia duas. Uma já tinha explodido e estava reduzida a fragmentos. A outra, infelizmente, ainda não tinha explodido. Estava intacta”, recordou Antonio De Simone, arqueologista e professor da Universidade de Nápoles.

Estas dez bombas que ainda não foram encontradas estarão nos 22 hectares da área arqueológica de Pompeia que até à data não foram alvo de escavações.

O Museu Arqueológico de Pompeia já assegurou que “não há risco para os visitantes” da antiga cidade romana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório