Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Projeções oficiais dão vitória à Nova Democracia com 39,8% de votos

As primeiras projeções de resultados das eleições de hoje na Grécia indicam uma confortável vitória para o partido conservador Nova Democracia, de Kyriakos Mitsotakis, com quase 40% dos votos.

Projeções oficiais dão vitória à Nova Democracia com 39,8% de votos
Notícias ao Minuto

19:41 - 07/07/19 por Lusa

Mundo Grécia

As projeções oficiais assinalam que o partido da Nova (ND) Democracia ganhou as eleições com 39,8% dos votos contra os 31,6% de votos para o partido até agora no poder no país, o Syriza, de Alexis Tsipras.

Ainda de acordo com as primeiras projeções, a ND poderá ter conseguido um número de lugares no Parlamento grego suficiente para formar Governo sem necessitar de fazer coligação com outros partidos.

Seis partidos deverão ter assento no Parlamento que sai destas eleições, com a Nova Democracia a ficar com 158 dos 300 lugares, o que lhe dá uma maioria governamental confortável, apontam também as primeiras projeções.

O partido neonazi Aurora Dourada terá alcançado 2,96% dos votos, disse Yiannis Theodoropoulos da SingularLogic, a empresa responsável pela contagem dos resultados oficiais e pelo seu envio para o ministro da Administração Interna. Se conseguir alcançar os 3% poderá ter assento no Parlamento.

O ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos, que falou após as primeiras projeções oficiais, disse que "esta foi uma grande vitória para a Nova Democracia", acrescentando que "as pessoas acreditam" no programa daquele partido, "apesar de este ser vago".

Tsakalotos referiu que o Syriza e o Governo liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras "precisam de analisar estes resultados".

"Nós subestimamos a oposição ao Syriza", reconheceu.

Antes destas declarações, já o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, tinha reconhecido a sua derrota nas eleições legislativas antecipadas, felicitando o vencedor, o líder da Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, noticia a agência EFE.

Numa conversa telefónica, ambos os líderes acordaram que a transferência de poderes será feira na segunda-feira, imediatamente após Mitsotakis tomar posse perante o Presidente grego, Prokopis Pavlópulos, numa cerimónia que está prevista para as 13:00 locais (11:00 em Lisboa), segundo a mesma fonte.

Os gregos foram hoje a votos numas eleições legislativas antecipadas em relação às quais a generalidade das previsões já apontavam o fim da experiência de quatro anos de um Governo dominado pelo partido de esquerda Syriza e pelo regresso ao poder da direita conservadora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório