Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Bombardeamentos do regime sírio matam mais 12 pessoas

Bombardeamentos do regime sírio mataram hoje 12 civis, dos quais três eram crianças, no nordeste da Síria, em guerra, revelou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Bombardeamentos do regime sírio matam mais 12 pessoas
Notícias ao Minuto

18:59 - 07/07/19 por Lusa

Mundo Síria

Desde o fim de abril, que o regime sírio e o seu aliado russo intensificaram os ataques sobre a província de Idleb e arredores. Os bombardeamentos mataram mais de 540 civis, segundo o Observatório, e forçaram à fuga cerca de 330.000 pessoas, depois da ONU.

A província de Idleb está em grande parte nas mãos do grupo 'jihadista' Hayat Tahrir al-Chamu (HTS, o braço sírio da Al-Qaida), que controla também, com grupos rebeldes, alguns setores das províncias vizinhas de Alep, de Hama e de Lattaquié, maioritariamente sob controlo do regime sírio.

Sete civis, entre os quais uma menina, foram mortos com tiros de artilharia e raides aéreos do regime no norte da província de Hama, indicou o OSDH, que dispõe de uma vasta rede de fontes no país em guerra.

Quatro outros civis, entre eles um homem e a sua jovem filha, foram mortos num ataque do regime sírio perto de Maaret al-Noomane, localidade também situada na província de Idleb, segundo a ONG.

Na mesma província, uma terceira criança foi morta com um tiro de roquete na aldeia de Jadariya, adiantou a OSDH.

Entre sexta e sábado, os bombardeamentos tinham causado a morte de 20 civis, dos quais seis eram crianças, na mesma província de Idleb, acrescentou a mesma fonte.

No total, 25 estruturas médicas foram destruídas desde o fim de abril pelos bombardeamentos no sul da província de Idleb e no norte da vizinha Hama, segundo a ONU.

A guerra na Síria começou em 2011 com a repressão de manifestações pró-democracia, e já fez mais de 370.000 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório