Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Supercarros do filho do presidente da Guiné Equatorial vão a leilão

A coleção inclui versões limitadas de alguns carros e está avaliada em mais de 11 milhões de euros. Foram apreendidos no decurso de uma investigação por corrupção.

Supercarros do filho do presidente da Guiné Equatorial vão a leilão
Notícias ao Minuto

17:59 - 01/07/19 por Fábio Nunes

Mundo Guiné Equatorial

As autoridades suíças vão leiloar no final deste ano a coleção de supercarros que foi apreendida ao vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang. Trata-se do filho do presidente, Teodoro Obiang, que lidera os destinos deste país africano há 40 anos.

De acordo com a CNN, os 11 veículos de luxo foram apreendidos em 2016 na sequência de uma investigação por suspeitas de lavagem de dinheiro. A coleção de supercarros de Teodoro Nguema Obiang que foi apreendida está avaliada em 13 milhões de dólares (cerca de 11,4 milhões de euros) e inclui versões limitadas de alguns carros.

É o caso do Lamborghini Veneno decorado com as cores da bandeira italiana, e que é apenas um de nove viaturas produzidas pela fabricante para celebrar o seu 50.º aniversário. Só este supercarro tem um custo de 5,1 milhões de dólares (mais de 4,5 milhões de euros).

Mas não faltam carros que fariam as delícias dos apreciadores de automóveis de luxo: um Koenigsegg One:1, um McLaren P1, um Aston Martin One-77 ou um Bugatti Veyron, entre outros.

O leilão vai ser organizado pela Bonhams e vai ter lugar em Genebra no dia 29 de setembro.

Teodoro Nguema Obiang tem sido alvo de processos criminais em vários países. Em 2017, um tribuna francês condenou-o a uma pena suspensa de três anos de prisão por fraude relacionada com a compra de uma mansão em Paris, um jato privado e uma frota de carros de luxo, recorrendo a fundos que saqueou do seu país.

As autoridades brasileiras também já lhe apreenderam bens e o vice-presidente da Guiné Equatorial acordou pagar 30 milhões de dólares (26,3 milhões de euros) às autoridades norte-americanas para resolver outro processo em que estava envolvido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório