Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mike Pompeo quer um acordo de paz com os talibã até 1 de setembro

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, espera chegar a um acordo de paz com os talibã "antes de 01 de setembro", declarou hoje durante uma visita surpresa a Cabul.

Mike Pompeo quer um acordo de paz com os talibã até 1 de setembro
Notícias ao Minuto

20:43 - 25/06/19 por Lusa

Mundo EUA

Esta foi a primeira viagem de Pompeo a Cabul desde que em setembro último os EUA e os talibã começaram a negociar.

"Espero que tenhamos um acordo de paz antes de 1 de setembro. É certamente a nossa missão", declarou, durante a visita, na qual se reuniu com o Presidente afegão, Ashraf Ghani, e o general Scott Miller, que dirige a missão da NATO no país.

Norte-americanos e talibã devem recomeçar as negociações em 29 de junho em Doha.

As negociações incidem sobre quatro pontos essenciais: a retirada das tropas norte-americanas, a garantia de que o Afeganistão não voltará a servir de refúgio para grupos terroristas que queiram atacar outros países, um diálogo inter afegão e um cessar-fogo permanente.

Se as duas partes parecem estar de acordo sobre os dois primeiros pontos, os talibãs estão reticentes em relação aos outros.

O enviado especial dos EUA para as negociações, Zalmay Khalilzad, escreveu na rede social Twitter que Washington quer "um acordo global de paz" e não "um acordo sobre a retirada" das suas tropas, na qual os talibã estão focados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório