Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Gregos Independentes abstém-se de concorrer às legislativas de julho

O partido nacionalista Gregos Independentes (Anel), ex-aliado da coligação governamental do primeiro-ministro Alexis Tsipras na Grécia, anunciou hoje que não concorre às próximas eleições legislativas por causa dos resultados medíocres nas europeias.

Gregos Independentes abstém-se de concorrer às legislativas de julho
Notícias ao Minuto

17:24 - 09/06/19 por Lusa

Mundo Grécia

"Os Gregos Independentes e eu decidimos hoje anunciar a nossa decisão de não concorrer às eleições legislativas que se realizam no próximo mês", disse o atual líder do partido e ex-ministro da Defesa Panos Kammenos.

"Nós entendemos a voz do povo grego. E é meu dever continuar a servir o povo grego", salientou o ex-ministro do governo liderado por Alexis Tsipras.

Os Gregos Independentes, um partido de direita nacionalista criado em 2012, que até janeiro passado participava no governo de coligação com o partido Syriza, do primeiro-ministro esquerdista Tsipras, teve apenas 0,8% dos votos nas últimas eleições europeias.

Em 2015, nas eleições legislativas, os Gregos Independentes tiveram 3,69% do total dos votos, o que lhes permitiu terem 10 lugares no Parlamento grego.

A coligação governamental desfez-se e Alexis Tsipras passou a governar sozinho desde janeiro deste ano.

Os Gregos Independentes (Anel) romperam a coligação governamental por divergências quanto ao acordo alcançado com a vizinha Antiga República Jugoslava da Macedónia para rebatizar este país como Macedónia do Norte.

Com as eleições europeias, em maio passado, o Syriza teve apenas 23,7% dos votos, tendo sido batido pela Nova Democracia, partido de direita, que obteve 33% dos votos expressos.

Este resultado levou Tsipras a convocar novas eleições legislativas para 7 de julho, três meses antes do previsto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório