Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Partido do Brexit falha primeira tentativa de eleger um deputado

O recém-formado Partido do Brexit falhou a primeira tentativa de conquistar um assento no Parlamento britânico, perdendo a eleição legislativa parcial em Peterborough por uma margem de apenas 683 votos para o Partido Trabalhista.

Partido do Brexit falha primeira tentativa de eleger um deputado
Notícias ao Minuto

08:30 - 07/06/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

A candidata trabalhista Lisa Forbes foi eleita deputada, sucedendo a Fiona Onasanya, que foi expulsa do 'Labour' e destituída do cargo através de uma petição popular.

O partido Conservador, atualmente no governo e que durante muitos anos dominou politicamente a região, ficou em terceiro lugar.

O partido do Brexit era favorito pois, nas eleições europeias de maio, recolheu 38,3% votos em Peterborough, mais do dobro daqueles do partido Trabalhista, que se ficou pelos 17,2%.

Esta manhã, o eurodeputado eurocético Nigel Farage, líder do partido do Brexit, admitiu a derrota na eleição, que se realizou na quinta-feira e cujos resultados foram anunciados esta madrugada.

"Eu sempre disse que ia ser disputado, mas nunca disse que íamos ganhar. Fomos um segundo lugar muito próximo", afirmou, em declarações à BBC Radio 4.

Farage lembrou que o partido, que venceu destacadamente as eleições europeias no Reino Unido, captando quase um terço dos votos, só foi formado há oito semanas.

"O que se viu neste resultado é que a política britânica mudou profundamente, não é disputada entre apenas dois partidos", vincou.

Já o líder trabalhista, Jeremy Corbyn, reivindicou uma vitória contra, sobretudo, o governo de Theresa May, que hoje vai formalizar a demissão da liderança do partido Conservador.

"Este resultado mostra que, apesar da discórdia e impasse sobre o 'Brexit', quando se trata de uma eleição sobre questões que afetam diretamente a vida das pessoas, a promessa do 'Labour' de uma verdadeira mudança tem um apoio forte em todo o país", argumentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório