Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Mesa de Morgade recebeu quatro votos em dia de protesto da população

Quatro eleitores num total de 323 inscritos votaram hoje na freguesia de Morgade, concelho de Montalegre, onde a maioria da população optou por fazer um "voto de protesto" contra a exploração de lítio na localidade.

Mesa de Morgade recebeu quatro votos em dia de protesto da população
Notícias ao Minuto

19:54 - 26/05/19 por Lusa

Mundo Europeias

O dia de eleições europeias foi também um dia de protesto nesta freguesia do distrito de Vila Real, onde os populares se estão a mobilizar contra a instalação de uma mina a céu aberto e foi feito, durante a última semana, um apelo à abstenção.

Pela manhã as portas da Junta de Freguesia, onde estava instalada a mesa de voto, foram fechadas a cadeado, obrigando à intervenção da GNR e a chamar um serralheiro.

As urnas abriram pelas 09:00 e, segundo disse à agência Lusa o presidente da junta, José Nogueira, durante todo o dia "apenas quatro pessoas" exerceram o direito de voto, num total de 323 eleitores inscritos nesta freguesia.

O autarca apontou que a iniciativa popular pretendeu ser uma chamada de atenção contra a exploração de lítio.

Em março, o Estado assinou o contrato de exploração com a empresa Lusorecursos relativo à exploração na mina do Romano (Sepeda), nesta freguesia que agrega as aldeias de Morgade, Carvalhais e Rebordelo.

Durante o dia de hoje, dezenas de populares estiveram concentrados perto da junta e pela localidade de Morgade foram também colocadas tarjas de grande dimensão onde a principal mensagem era: "não à mina, sim à vida".

"Estamos a fazer um voto de protesto, ou seja, recusamos votar porque não concordamos com aquilo que o nosso Governo está a fazer com a nossa terra. Se é este tipo de desenvolvimento que eles querem para o Interior, nós não concordamos", afirmou, durante a manhã, Armando Pinto, porta-voz da Associação Montalegre Com Vida, que está em fase de legalização.

O responsável lembrou que "já há outros pedidos" de prospeção para a freguesia e salientou que "querem esburacar todo país".

Armando Pinto frisou que a população não "quer abdicar da qualidade de vida" e que o protesto de hoje pretendeu ser uma "chamada de atenção" para o Governo português e a União Europeia.

As assembleias de voto para eleger os deputados ao Parlamento Europeu encerraram hoje, às 19:00, em Portugal continental e na Madeira.

Nos Açores, a votação também se realiza desde as 08:00 e até às 19:00 locais (09:00 e 20:00 de Lisboa, devido à diferença horária de 60 minutos).

Nas europeias de hoje votaram até às 16:00 menos 36.262 pessoas do que nas eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de haver este ano mais um milhão de recenseados para eleger os eurodeputados portugueses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório