Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Ministro visita o Paquistão em plena escalada da tensão entre Irão e EUA

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, esteve hoje no Paquistão, numa uma visita que acontece durante uma crescente tensão entre Teerão e Washington e antes da reunião da Liga Árabe da próxima semana.

Ministro visita o Paquistão em plena escalada da tensão entre Irão e EUA
Notícias ao Minuto

10:40 - 24/05/19 por Lusa

Mundo Javad Zarif

O objetivo da visita de Zarif, que manteve conversações na manhã de hoje com o seu homólogo paquistanês, Shah Mehmood Qureshi, não foi divulgado.

Entretanto, tem havido especulações de que o Irão está a contar com Islamabad, e com a relação próxima do Paquistão com Riade, para ajudar a reduzir a situação de tensão com os norte-americanos.

Antes da chegada de Zarif, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão pediu que "todos os lados mostrem moderação, já que qualquer movimento mal calculado pode transformar-se num conflito em grande escala".

Mohammad Javad Zarif foi criticado esta semana pelo líder supremo do Irão, o aiatola Ali Khamenei, por falhar em implementar as suas ordens no acordo nuclear alcançado em 2015 entre o Irão e as potências mundiais.

Khamenei alegou na altura que o acordo tinha "numerosas ambiguidades e fraquezas estruturais" que poderiam prejudicar o Irão.

As tensões aumentaram recentemente no Médio Oriente após a Casa Branca ter enviado este mês um porta-aviões e bombardeiros B-52 para a região devido à uma alegada ameaça, até hoje não explicada, que viria do Irão.

A crise teve início após os EUA terem se retirado do acordo nuclear no ano passado e ter imposto sanções ao Irão, levando a economia iraniana a ter graves problemas.

As críticas de Khamenei a Zarif sinalizaram como a República Islâmica reagirá daqui para frente em meio à campanha de pressão máxima do Presidente norte-americano, Donald Trump.

O Irão declarou no início deste mês que os demais signatários do acordo - Alemanha, França, Grã-Bretanha, China e Rússia - têm dois meses para desenvolver um plano para proteger Teerão das sanções norte-americanas.

Na segunda-feira, o Irão anunciou que quadruplicou a sua capacidade de produção de urânio de baixo enriquecimento, tornando provável que Teerão ultrapasse em breve as limitações impostas pelo acordo nuclear, o que aumentaria ainda mais a tensão.

Vários incidentes ocorridos no Médio Oriente nas últimas semanas têm também agravado a escalada da tensão na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório