Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Milhares protestam na Índia contra violador de criança de 3 anos

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em vários protestos na Caxemira indiana contra um homem acusado de violar uma menina de 3 anos no noroeste dessa região da Índia.

Milhares protestam na Índia contra violador de criança de 3 anos
Notícias ao Minuto

15:22 - 13/05/19 por Lusa

Mundo Punição

Os manifestantes tomaram as ruas em zonas do centro e do norte da Caxemira, exigindo uma punição severa para o agressor.

O crime terá ocorrido a 08 de maio, no distrito de Bandipora, disse um porta-voz da polícia indiana à agência de notícias espanhola Efe.

Os vizinhos do acusado disseram à Efe que o homem é um mecânico de 20 anos, que mora perto da família da criança e terá atacado a rapariga numa casa de banho de uma escola próxima.

A criança foi internada num hospital logo após o ataque numa condição delicada e está agora estável e fora de perigo, confirmou à Efe outra fonte policial.

Além da punição do suposto violador, os manifestantes solicitaram uma ação legal contra o diretor de uma escola que alegadamente tentou proteger o acusado ao emitir um certificado declarando-o menor.

O diretor da escola em questão está a ser interrogado pelos agentes da polícia e, se for comprovada a falsificação do documento, o homem "vai certamente ser punido", disse o diretor-geral da Polícia da Caxemira, Munir Khan, disse.

Estudantes de várias universidades e escolas de ensino médio no norte da Caxemira também realizaram protestos para expressar sua indignação contra a violação.

Lojas e estabelecimentos comerciais fecharam as suas portas em Srinagar, a capital de verão da Caxemira indiana, e alguns manifestantes sofreram ferimentos leves depois de as forças de segurança tentarem conter as manifestações.

A Caxemira indiana testemunhou no ano passado numerosos protestos, que se espalharam por todo o país, depois de oito homens da região terem alegadamente violado por vários dias e assassinado uma menina de 8 anos de uma família de pastores nómadas.

O governo indiano reagiu, então, endurecendo as sentenças em resposta à indignação da população neste caso.

A Índia já tinha reforçado as suas leis contra crimes sexuais em 2012, após a violação em grupo de uma jovem que morreu após semanas de agonia, em outro caso que chocou o país, mas não tem havido uma redução no número de casos.

Segundo dados do Governo indiano, existem mais de 100 mil casos de violação pendentes de resolução na justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório