Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro-ministro israelita vai pedir mais tempo para formar Governo

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse hoje que vai pedir ao Presidente israelita, Reuven Rivlin, mais tempo para formar um novo Governo de coligação, argumentando com os recentes feriados e o agravamento da situação em Gaza.

Primeiro-ministro israelita vai pedir mais tempo para formar Governo
Notícias ao Minuto

12:36 - 12/05/19 por Lusa

Mundo Netanyahu

O partido Likud, do líder Benjamin Netanyahu, ganhou 35 dos 120 lugares em eleição a 9 de abril, tendo a maioria dos líderes partidários recomendando que o Presidente israelita designasse o primeiro-ministro cessante para formar a próxima coligação.

Em 17 de abril, Reuven Rivlin confiou oficialmente ao primeiro-ministro israelita essa missão, que, de acordo com a lei, devia ocorrer no prazo de 28 dias, mas uma prorrogação de 14 dias é automaticamente concedida a pedido do Presidente.

"Como no passado (...), pretendo pedir mais tempo ao Presidente", disse Benjamin Netanyahu, antes da reunião semanal do gabinete.

"Tal extensão é necessária por causa de um problema de tempo resultante de muitos eventos: a Festa da Páscoa, os dias de recordação do holocausto e memória dos soldados, o Dia da Independência e os eventos de segurança ao redor na Faixa de Gaza", acrescentou.

Em 4 de maio, movimentos de Gaza, Hamas e do aliado Jihad Islâmica efetuaram centenas de disparos contra Israel.

A próxima coligação deveria ser apoiada pelos dois partidos judeus ultraortodoxos, a União Certa (nacionalista-religiosa), o partido nacionalista israelita secular de Avigdor Lieberman, Israel Beitei, e o partido Koulanou de centro-direita, um total de 65 deputados, contando os 35 representantes eleitos do Likud.

Segundo o Ministério da Justiça, os advogados de Benjamin Netanyahu estão a negociar a data da audição do primeiro-ministro, tendo o procurador-geral de Israel determinado 10 de julho como o prazo final para ouvir o primeiro-ministro antes de decidir se o acusaria de três casos de suposta corrupção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório