Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Argentina "saúda com expectativa" libertação de Leopoldo López

A Argentina "saúda com expectativa" a libertação do líder da oposição venezuelana, Leopoldo López, que estava em prisão domiciliária, declarou hoje o chefe da diplomacia.

Argentina "saúda com expectativa" libertação de Leopoldo López
Notícias ao Minuto

15:02 - 30/04/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"A Argentina saúda com expectativa a libertação de Leopoldo López na Venezuela, levada a cabo por militares em obediência ao Presidente [interino] Juan Guaidó", escreveu Jorge Faurie na sua conta da rede social Twitter.

O líder da oposição venezuelana, Leopoldo López, foi libertado hoje em Caracas, onde cumpria uma sentença de quase 13 anos de prisão em regime domiciliário, no que é considerado o primeiro ato para a tentativa, em curso, do derrube do regime de Nicolás Maduro.

Leopoldo López, líder do partido Vontade Popular (VP), foi libertado na sequência de um "perdão presidencial" dado por Juan Guaidó.

O chefe da diplomacia argentina realçou ainda que "o espírito de liberdade que incentiva os venezuelanos neste momento tem o apoio dos argentinos para que volte a imperar a democracia" na Venezuela.

Também o Panamá, por intermédio da sua vice-Presidente, Isabel De Saint Malo de Alvarado, reagiu à atual situação na Venezuela, expressando o seu apoio ao povo venezuelano "pelo retorno à democracia", numa altura em que o autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, anunciou que os militares estão agora do seu lado.

"Panamá disposto, imediatamente. Chegou o momento de redobrar os esforços de apoio ao povo venezuelano para o breve regresso à democracia", afirmou a dirigente panamenha, que detém a pasta das Relações Exteriores.

O Governo do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou hoje estar a enfrentar um golpe de Estado, de "um reduzido grupo de militares traidores" que estão a ser neutralizados.

A mensagem surgiu momentos depois de o Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, ter anunciado que os militares deram "finalmente de vez o passo" para acompanhá-lo e conseguir "o fim definitivo da usurpação" do Governo do Presidente Nicolás Maduro.

"O 1 de maio, o fim definitivo de usurpação começou hoje", disse Guaidó num vídeo publicado no Twitter, no qual se pode ver o Presidente interino com um grupo de soldados na base de La Carlota, a leste de Caracas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório