Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia planeia simplificar atribuição de cidadania a todos ucranianos

A Rússia planeia facilitar para todos os ucranianos a obtenção da cidadania russa, disse hoje o Presidente russo, Vladimir Putin, na China.

Rússia planeia simplificar atribuição de cidadania a todos ucranianos
Notícias ao Minuto

12:30 - 27/04/19 por Lusa

Mundo Putin

"Estamos a pensar em conceder cidadania de forma simplificada a todos os cidadãos da Ucrânia, não apenas aos moradores das repúblicas de Lugansk e Donetsk", disse Putin aos jornalistas, citando as repúblicas dominadas por separatistas.

A Rússia anunciou esta semana a simplificação da concessão de cidadania russa aos moradores das regiões separatistas da Ucrânia na quarta-feira, uma medida que levou a União Europeia (UE) a considerá-la "mais um ataque à soberania da Ucrânia pela Rússia" e manifestando "apoio firme" à "independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia".

Recordando os protocolos internacionais que levaram ao fim dos confrontos em larga escala no Leste da Ucrânia entre forças do país e separatistas pró-russos, a porta-voz da UE para a política externa, Maja Kocijancic, disse esperar que "a Rússia se abstenha de ações que são contra os acordos de Minsk e [que] impedem a plena reintegração de áreas não controladas pelo governo na Ucrânia".

As eleições presidenciais ucranianas, que decorreram no domingo passado, foram vencidas pelo comediante de televisão Volodymyr Zelensky, que tinha anunciado como uma das suas prioridades para o seu mandato acabar com a guerra com a Rússia, que já matou mais de 15 mil pessoas.

A decisão de Putin de facilitar a cidadania russa a ucranianos pode diminuir a possibilidade de um processo de paz, como era desejo do futuro Presidente da Ucrânia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório