Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Explosão de gás em mina na Ucrânia faz três mortos e 14 desaparecidos

Pelo menos três mineiros morreram e 14 estão desaparecidos após uma explosão de gás numa mina de carvão do leste separatista da Ucrânia, anunciaram hoje os serviços locais de emergência.

Explosão de gás em mina na Ucrânia faz três mortos e 14 desaparecidos
Notícias ao Minuto

10:28 - 26/04/19 por Lusa

Mundo Lugansk

"Durante as operações de resgate e desobstrução, os corpos de três mineiros sem vida foram encontrados e trazidos à superfície", indicou o Ministério de Situações de Emergência da república autoproclamada pelos rebeldes pró-russos em Lugansk.

Segundo a mesma fonte, 17 funcionários da mina Sikhdcarbon, na vila de Iourivka, a cerca de 20 quilómetros a sudoeste de Lugansk, estavam no subsolo no momento do incidente de quinta-feira.

O Ministério russo de Situações de Emergência anunciou hoje o envio de uma equipa de primeiros socorros a pedido dos separatistas.

De acordo com as autoridades separatistas daquela zona rica em carvão, as conclusões iniciais indicam que o desmoronamento da mina foi devido a uma explosão de gás.

"O destino de 14 pessoas permanece desconhecido", afirmou o ministro de emergência local, Kirill Katsavalov, citado pela agência de notícias separatista Lugansk Media Centre.

A autoproclamada república de Lugansk é um dos dois territórios do leste da Ucrânia que escaparam ao controlo de Kiev, capital da Ucrânia, desde que começou, em 2014, um conflito com os separatistas apoiados, segundo Kiev e o Ocidente, pela Rússia.

Este conflito armado matou quase 13.000 pessoas em cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório