Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Situação humanitária deteriorou-se gravemente em Tripoli

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) chamou hoje a atenção para o aumento da violência na Líbia e a deterioração da situação humanitária na área da capital do país, Tripoli.

Situação humanitária deteriorou-se gravemente em Tripoli
Notícias ao Minuto

18:05 - 25/04/19 por Lusa

Mundo Cruz Vermelha

Num comunicado, o CICV afirma que "a situação humanitária em Tripoli e nos seus arredores se deteriorou gravemente nas últimas três semanas", com o lançamento pelas forças do marechal Khalifa Haftar de uma ofensiva para se apoderar da capital líbia, sede do Governo do Acordo Nacional (GAN), reconhecido pela comunidade internacional.

"Bairros residenciais tornam-se campos de batalha" e "mais de 30.000 pessoas abandonaram as suas casas e refugiaram-se junto de familiares ou em edifícios públicos", adianta.

As autoridades líbias e a ONU indicaram nos últimos dias que o número de deslocados atingiu as 35.000 pessoas.

"Os cortes de eletricidade são frequentes nas zonas onde decorrem os confrontos. Os serviços e infraestruturas de base em Tripoli, como hospitais ou estações de abastecimento de água (...), estão cada vez mais danificados", precisa o CICV.

"A nossa principal preocupação são os civis que vivem perto da linha da frente. Bairros densamente povoados tornam-se progressivamente campos de batalha", declarou o diretor do gabinete do CICV em Tripoli, Youness Rahoui.

Sublinhou que é "cada vez mais perigoso para os profissionais de saúde irem socorrer os feridos", numa altura em que as informações dão conta de um aumento dos "bombardeamentos cegos".

Pelo menos 278 pessoas morreram e 1.332 ficaram feridas durante as mais de três semanas do conflito, de acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório