Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Detidos por posse ilegal de pontas de rinoceronte ouvidos em tribunal

Dois cidadãos moçambicanos compareceram esta manhã perante um juiz sul-africano na província de Mpumalanga, nordeste da África do Sul, por posse ilegal de pontas de rinoceronte, disse à Lusa um porta-voz da Polícia.

Detidos por posse ilegal de pontas de rinoceronte ouvidos em tribunal
Notícias ao Minuto

12:20 - 23/04/19 por Lusa

Mundo África do Sul

"Comparecerem esta manhã no tribunal da magistratura de Belfast, onde se encontram", disse à Lusa o porta-voz da Polícia da África do Sul (SAPS), Leonard Hlathi.

A fonte adiantou que os dois indíviduos, de 46 e 26 anos, foram detidos quinta-feira entre as localidades de Wonderfontein e Alzu Petro Port, arredores da pequena cidade de Belfast, província de Mpumalanga, onde se situa o Parque Nacional Kruger, que faz fronteira com Moçambique.

A pequena cidade de Belfast, popular destino túristico para a pesca à truta, dista cerca de 200 quilómetros do Parque Nacional Kruger.

Os dois cidadãos moçambicanos são acusados de posse ilegal de pontas de rinoceronte, disse a Polícia.

"O ministério da Justiça é quem determina o tipo de medida de coação a aplicar mas julgo que as autoridades judiciais sul-africanas consideram este tipo de crime de enorme gravidade", salientou.

Segundo o porta-voz policial, os dois individuos moçambicanos viajavam a caminho de Middelburg, na autoestrada N4 que liga Komatipoort (principal posto de fronteira entre a África do Sul e Moçambique no extremo do sul do Parque Kruger) e Pretória.

O porta-voz policial, que não precisou o peso e valor das pontas de rinoceronte na posse dos moçambicanos, disse que a SAPS está a investigar a sua origem, acrescentando que dois dias antes haviam sido presos três indíviduos também por posse ilegal de pontas de rinoceronte em Komatipoort, na fronteira com Moçambique.

"Na terça-feira prendemos também outros três suspeitos com duas pontas de rinoceronte em Komatipoort e a carcaça do animal foi indentificada como sendo de um rinoceronte abatido no Parque Nacional Kruger", declarou à Lusa Leonard Hlathi, sem precisar as nacionalidades dos detidos.

Além de posse ilegal de pontas de rinoceronte, o trio - dois homens e uma mulher com idades entre os 21 e 37 anos, é ainda acusado de posse ilegal de uma arma de fôgo e várias munições, afirmou.

Contactado pela Lusa, o Cônsul de Moçambique em Nelspruit, Eugénio Langa, confirmou a detenção e comparecimento hoje em tribunal dos dois cidadãos moçambicanos por posse ilegal de pontas de rinoceronte.

"Hoje foi para a legalização da prisão e pedido de saída em liberdade sob caução, agora depende do deferimento do tribunal mas a hipótese de se deferir julgo que é remota", adiantou.

Segundo o diplomata, que disse aguardar por mais detalhes, os dois cidadãos moçambicanos são pai e filho, residentes em Zimpeto, Maputo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório