Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Kosovo repatria 110 cidadãos da Síria

As autoridades kosovares repatriaram hoje da Síria 110 pessoas, essencialmente mulheres que seguiram os companheiros para as fileiras jihadistas e os filhos, anunciou o ministro da Justiça kosovar, Abelard Tahiri.

Kosovo repatria 110 cidadãos da Síria
Notícias ao Minuto

11:51 - 20/04/19 por Lusa

Mundo Autoridades

"Hoje, às primeiras horas da manhã, uma operação muito sensível e importante foi conduzida com a ajuda dos Estados Unidos, na qual o Governo do Kosovo repatriou 110 cidadãos da zona de guerra da Síria", declarou Thahiri à imprensa.

A maioria das pessoas são mulheres e crianças, assim como quatro combatentes, acrescentou.

Trata-se de "quatro (cidadãos) que foram combatentes, 32 mulheres e 74 crianças, entre as quais nove que perderam os pais na guerra", precisou o comandante da polícia kosovar, Rashit Qalaj.

Foram repatriados num avião que aterrou durante a noite no aeroporto de Pristina.

Estas pessoas "merecem uma reabilitação e dispor de uma vida pacífica e longe de conflitos", referiu o ministro da Justiça.

Cerca de 300 cidadãos kosovares ingressaram nas fileiras jihadistas na Síria e no Iraque, segundo o ministro do Interior kosovar.

Destes, cerca de 70 foram mortos e 120 regressaram anteriormente ao país. A maioria foi presa após o regresso.

Para prevenir o recrutamento por jihadistas, o Kosovo aprovou em março de 2015 uma lei que prevê penas até 15 anos de prisão para os cidadãos que partam para combater no estrangeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório