Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Manifestantes contra governo de Bouteflika enchem quilómetros de ruas

As ruas do centro de Argel estão a ser palco de mais um protesto de manifestantes que pedem o afastamento de chefe de Estado interino, que veio substituir o presidente Abdelaziz Bouteflika.

Manifestantes contra governo de Bouteflika enchem quilómetros de ruas
Notícias ao Minuto

16:27 - 19/04/19 por Lusa

Mundo Argel

Segundo a agência de notícias francesa AFP, milhares de manifestantes ocupam vários quilómetros da cidade de Argel, ao mesmo tempo que decorrem outras manifestações nas cidades mais importantes da Argélia: em Orã (no noroeste), Constantine e Annaba (a nordeste).

Em Argel, a polícia, que nas últimas semanas foi acusada de tentar suprimir as manifestações, "tem sido discreta", conta a AFP.

Hoje, as palavras de ordem mais ouvidas nas ruas de Argel são "Saia Bensalah", referindo-se ao presidente da Câmara Alta, Abdelkader Bensalah, que se tornou chefe de Estado interino desde que, no passado dia 9 de abril, Bouteflika saiu do poder.

Depois de terem conseguido a saída de Bouteflika após 20 anos no poder, os contestatários têm exigido a partida dos "3 B": o presidente interino Bensalah, o primeiro-ministro Bédoui (Noureddine) e Belaiz.

Na passada terça-feira, o presidente do Conselho Constitucional da Argélia, Tayeb Belaiz, apresentou a sua demissão.

As próximas eleições presidenciais estão marcadas para 4 de julho para eleger um sucessor do presidente Bouteflika demissionário e assegurar a regularidade da votação.

Para os contestatários argelinos, as próximas presidenciais não podem ser livres e justas porque são organizadas num quadro jurídico e por instituições e personalidades ligadas aos 20 anos de poder de Bouteflika, marcados por votações fraudulentas segundo a oposição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório