Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Paris refuta acusações de Tripoli de apoiar o marechal Khalifa Haftar

A França refutou as acusações feitas hoje pelo Ministério do Interior líbio, de que Paris apoiava as forças do marechal sírio Khalifa Haftar, qualificando-as como "completamente infundadas".

Paris refuta acusações de Tripoli de apoiar o marechal Khalifa Haftar
Notícias ao Minuto

20:16 - 18/04/19 por Lusa

Mundo Líbia

As forças lideradas pelo marechal Khalifa Haftar, mantêm em curso um ataque contra Trípoli.

"As declarações de apoio e cobertura diplomática a Haftar são completamente infundadas", disse um alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França.

O Governo líbio, reconhecido pela comunidade internacional, com sede em Tripoli, acusou hoje diretamente e pela primeira vez, as autoridades francesas de apoiarem o marechal Khalifa Haftar, cujas forças lançaram uma ofensiva contra a capital.

A posição do Governo de Acordo Nacional (GAN) foi assumida pelo ministro do Interior, Fathi Bach Agha, que ordenou "a suspensão de qualquer ligação entre (o Ministério do Interior) e a parte francesa no âmbito de acordos bilaterais de segurança (...) por causa da posição do governo francês de apoiar o criminoso Haftar que age contra a legitimidade".

Considerada por diplomatas e analistas como um dos apoios do marechal Khalifa Haftar, juntamente com o Egito ou os Emirados Árabes Unidos, a França nega ter apoiado a ofensiva contra Tripoli.

A 8 de abril, uma fonte diplomática francesa indicou que Paris não tinha uma "agenda oculta" para colocar Haftar no poder, a quem "não reconhecerá qualquer legitimidade" se assumir o controlo de Tripoli com o recurso a armas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório