Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

França não vai oferecer asilo a Assange a menos que este peça

O advogado francês do fundador do WikiLeaks apelou a Macron para que interviesse.

França não vai oferecer asilo a Assange a menos que este peça
Notícias ao Minuto

10:48 - 12/04/19 por Sara Gouveia

Mundo WikiLeaks

Depois da detenção de Julian Assange na embaixada equatoriana em Londres, na tarde de quinta-feira, e do término do seu asilo, o advogado francês do fundador do WikiLeaks apelou ao presidente Emmanuel Macron que interviesse para que o australiano fosse transferido de uma prisão britânica para França, de forma a que pudesse evitar ser extraditado para os Estados Unidos.

Juan Branco, em declarações à Associated Press, referiu que Macron devia oferecer-se para mediar o processo e "tomar este homem sob proteção", acrescentando que Assange tem um filho pequeno em França.

No entanto, o governo francês fez saber que não está a considerar oferecer asilo político a Assange a menos que este o peça. A secretária de Estado para os Assuntos Europeus francesa, Amelie de Montchalin, garantiu numa entrevista à rádio France-Inter que apesar de a Europa ter medidas especiais para proteger delatores, França não tinha recebido nenhum pedido formal por parte de Assange.

"Devemos ouvir o que quiser fazer mas não oferecemos asilo a alguém que não o peça", explicou.

Emmanuel Macron ainda não comentou publicamente o assunto.

Assange enfrenta um pedido de extradição dos Estados Unidos por acusações relacionadas com a divulgação feita pelo WikiLeaks de milhares de documentos classificados do governo norte-americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório