Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Senado dos EUA vai discutir como "restaurar a democracia" na Venezuela

Um grupo bipartidário de 14 senadores norte-americanos apresentou uma proposta de lei que assegura ir ajudar a restaurar a democracia e resolver a crise humana na Venezuela.

Senado dos EUA vai discutir como "restaurar a democracia" na Venezuela
Notícias ao Minuto

07:10 - 04/04/19 por Lusa

Mundo Washington

O senador democrata Bob Menendez, eleito pelo Estado de Nova Jérsia, afirmou na quarta-feira que a proposta é "muito mais expansiva" do que as três aprovadas na semana passada pela Câmara dos Representantes, com apoio dos dois partidos.

Este senador declarou-se otimista com as perspetivas de aprovação da proposta.

No texto são propostas novas restrições à exportação de gases lacrimogénios, material antimotim e outros itens que possam ser usados em ações de repressão, solicita-se ao Governo dos Estados Unidos que forneça ajuda humanitária no montante de 150 milhões de dólares (133 milhões de euros) e requer-se que o Departamento de Estado e os serviços de informações avaliem a ameaça que pode representar a influência russa no país sul-americano.

A proposta do Senado vai acelerar o planeamento das instituições financeiras internacionais para a reconstrução da Venezuela, autorizar nova assistência humanitária em 400 milhões de dólares e reconhecer formalmente Juan Guaidó como presidente interino do país.

No texto, também se removem sanções a venezuelanos não envolvidos em abusos de direitos humanos, se reconhecerem Guaido como presidente interino, á semelhança do que os EUA e 50 outros Estados já fizeram.

A proposta apresentada não inclui a expressão "todas as opções estão em cima da mesa", linguagem usada pela Casa Branca ao referir-se à sua política para a Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório