Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Há um comediante e presidente fictício a liderar as sondagens na Ucrânia

Volodymyr Zelenskiy está muito bem colocado para ir à segunda volta. Ainda assim muitos ucranianos acreditam que não será suficiente para se tornar o próximo presidente.

Há um comediante e presidente fictício a liderar as sondagens na Ucrânia
Notícias ao Minuto

18:59 - 29/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Volodymyr Zelenskiy

Volodymyr Zelenskiy é um comediante ucraniano de 41 anos que interpreta um presidente fictício numa série televisiva. Curiosamente, é também candidato às eleições presidenciais na Ucrânia. E, nesta fase da corrida eleitoral, está a destacar-se.

É no próximo domingo, dia 31, que os ucranianos vão a votos. Conta a Reuters que há um total de 39 candidatos inscritos.

Entre eles estão o atual presidente, Petro Poroshenko, e a líder da oposição Yulia Tymoshenko. Mas a mais recente sondagem levada a cabo pela KIIS coloca Volodymyr Zelenskiy na frente, com 20,9% das intenções de voto.

Poroshenko, que foi eleito já após o derrube do antecessor, Viktor Yanukovych, surge em segundo na mesma sondagem, com 13,7%, enquanto Tymoshenko surge em terceiro, com 9,7% dos votos.

É provável que nenhum dos candidatos consiga a maioria de 50% para vencer as eleições já na primeira volta. 

Apesar de tudo, Zelenskiy está bem colocado para disputar a segunda volta, marcada para 21 de abril, embora  muitos ucranianos acreditem que, mesmo com estas sondagens positivas, não deverá ser eleito presidente. O primeiro 'teste' eleitoral decorre já este domingo.

A sondagem KIIS - que é apenas a mais recente a colocar o comediante a liderar sondagens - implicou entrevistas a mais de 1.600 pessoas, de toda a Ucrânia, com exceção da Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório